Selecionados atuarão como alfabetizadores ou tradutores intérpretes de Libras em ações de alfabetização para adultos. Voluntários que já atuam assinarão um termo aditivo vigente até dezembro
Legenda: Os voluntários selecionados desenvolverão atividades em turmas de alfabetização destinadas a adultos | Foto: Mary Mara Leal, Ascom/SEEDF.
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para novas turmas do Programa DF Alfabetizado Saldo Remanescente – Edição 2025 da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Interessados em atuar nas novas turmas podem inscrever-se entre os dias 21 de julho e 3 de agosto de 2025, por meio de formulário eletrônico.
Acesse e veja as informações completas
Além disso, o compromisso dos alfabetizadores e coordenadores que estão atuando desde do início do primeiro semestre será estendido até dezembro de 2025. Para tanto, a assinatura do Termo Aditivo pelos voluntários que alcançarem, no mínimo, 70% de aproveitamento no processo avaliativo, ocorrerá no dia 1º de agosto de 2025.
O objetivo é atender jovens (a partir dos 15 anos), adultos e pessoas idosas da classe trabalhadora, promovendo o acesso à alfabetização em todo o DF. Os voluntários selecionados receberão bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 1.600. As atividades ocorrerão nos turnos matutino, vespertino ou noturno, de acordo com a necessidade da comunidade.
Critérios exigidos para candidatar-se:
• Ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal.
• Ter 18 anos completos até a data de divulgação do edital.
• Possuir, no mínimo, diploma ou declaração de conclusão de licenciatura (preferencialmente em • Pedagogia).
• Estar quite com a Justiça Eleitoral.
• Ter Certificado de Reservista (homens).
• Realizar busca ativa e captação dos alfabetizandos para formar as turmas.
A carga horária mínima semanal é de 15 horas, com, no mínimo, 240 horas de atividades de alfabetização no total.

Voluntários e coordenadores já atuantes terão o Termo Aditivo firmado até dezembro
As aulas deverão ser realizadas em espaços públicos autorizados com apenas uma turma por turno e local. Professores da rede pública do DF podem participar, havendo compatibilidade de horários.
Após preencher o formulário de inscrição, o candidato deverá enviar, entre os dias 21 de julho e 3 de agosto de 2025, um único e-mail para o endereço: dfalfabetizado.subeb@se.df.gov.br, contendo todos os documentos exigidos no edital. Os arquivos devem estar em formato PDF.
Source link
https://jornalismodigitaldf.com.br/abertas-as-inscricoes-para-o-programa-df-alfabetizado-2025-secretaria-de-estado-de-educacao-2/?fsp_sid=168576
