
Segunda-feira é um dia carregado de estresse: nos despedimos do descanso do fim de semana para encarar mais uma semana de trabalho. O impacto dessa carga, porém, não afeta só o nosso emocional, podendo aumentar até a incidência de infartos neste dia.
Um levantamento feito pelo Belfast Health and Social Care Trust e pelo Royal College of Surgeons, na Irlanda, em 2023, mostrou que a probabilidade de sofrer um ataque do coração aumenta 13% na segunda-feira. A análise utilizou dados dos serviços de saúde de Irlanda e Irlanda do Norte.
Foram examinados registros de 10.528 pacientes internados entre 2013 e 2018. Os casos referem-se ao tipo mais grave de ataque cardíaco, conhecido como infarto do miocárdio com elevação do segmento ST, ou STEMI, provocado pelo bloqueio total da artéria coronária.
“O infarto do miocárdio ocorre quando o fluxo sanguíneo para uma parte do coração é bloqueado por um longo período, impedindo que o oxigênio alcance o tecido cardíaco. Isso geralmente é causado por um acúmulo de placas de gordura nas artérias coronárias”, explica o cardiologista Francisco Saracuza, de São Paulo, que não participou do estudo.
Doenças cardiovasculares
- As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo.
- Só no Brasil estima-se que ao menos 380 mil pessoas percam a vida todos os anos devido a essas enfermidades, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
- As principais doenças cardiovasculares são: infarto, insuficiência cardíaca, doença valvar, acidente vascular cerebral (AVC), arritmia cardíaca e doença arterial periférica.
- A maioria das doenças cardiovasculares se desenvolve de forma silenciosa e pode passar anos sem ser tratada por desconhecimento.
- Os principais sinais de alerta são: sensação de pressão e dor no peito; dor, se presente, nos braços, pescoço, mandíbula, costas, parte inferior do tórax, abdômen superior ou estômago.
- Outros sintomas incluem a sensação constante de falta de ar, tontura, fadiga, náusea, vômito, suor frio, especialmente durante a noite, e inchaços.
Por que infartamos mais às segundas?
Os pesquisadores identificaram picos desse tipo de infarto nas segundas-feiras. Uma das hipóteses para a concentração dos casos está na volta à rotina de trabalho após o fim de semana — a segunda teria maior sobrecarga emocional.
“Encontramos uma forte correlação estatística entre o início da semana de trabalho e a incidência de ataques cardíacos. É razoável presumir que isso deve estar relacionado à alteração do ciclo de sono no início da semana”, disse o cardiologista Jack Laffan, um dos líderes do estudo, ao site da British Heart Foundation.
Sintomas e fatores de risco
O sintoma mais comum do ataque cardíaco é uma dor intensa no peito, mas não é apenas neste caso que o paciente deve se preocupar. “Também podem ser sintomas falta de ar, palpitações, dor na mandíbula e dor de ouvido”, exemplifica Saracuza.
Colesterol alto, diabetes, tabagismo, obesidade, histórico familiar e hipertensão podem aumentar o risco de ataque cardíaco. Nem mesmo indivíduos saudáveis e fisicamente ativos estão imunes ao infarto.
Alimentação balanceada, atividade física regular, gestão do estresse, consultas médicas periódicas, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal são formas de prevenir doenças cardiovasculares, como o infarto.
Após um infarto, a reabilitação cardíaca é essencial. Este processo inclui não apenas a recuperação física, mas também suporte psicológico para enfrentar os desafios emocionais pós infarto. Programas de reabilitação cardíaca oferecem exercícios supervisionados, educação para a saúde do coração, aconselhamento nutricional e apoio emocional.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Source link
https://jornalismodigitaldf.com.br/estudo-aponta-que-risco-de-infarto-e-maior-as-segundas-feiras-entenda/?fsp_sid=208234