
Interpretar um dos maiores ícones da música brasileira não é tarefa simples. Para o ator mineiro Raphael Elias, escolhido entre mais de 250 candidatos, viver Djavan no musical Djavan – O Musical: Vidas Pra Contar exigiu dedicação, pesquisa e um olhar sensível para cada detalhe da vida do cantor. Em Brasília, o espetáculo será apresentado neste fim de semana, nos dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro, no Teatro Unip da 913 Sul.
“A parte mais difícil, na verdade, é assumir essa responsabilidade. Olhar para esse artista imenso, cheio de camadas, que é o Djavan, com toda a complexidade da sua obra e a admiração que desperta. Agora que estamos circulando, dá para sentir ainda mais o quanto ele é reconhecido, quantas pessoas conhecem e valorizam o trabalho dele. Então, o primeiro passo foi entender e abraçar essa responsabilidade de interpretá-lo”, contou Raphael em entrevista ao Metrópoles.
Leia também
Música
Djavan anuncia novo álbum e turnê para celebrar 50 anos de carreira
Entretenimento
Conheça Raphael Elias, ator que viverá Djavan em musical
Fábia Oliveira
Musical que homenageia Djavan já tem data de estreia
Para dar conta da carga vocal e da intensidade dos ensaios, Raphael iniciou o trabalho com uma fonoaudióloga antes mesmo do primeiro ensaio. “Comecei o processo fazendo acompanhamento para fortalecer a estrutura vocal. Ensaiamos 50 dias seguidos, de segunda a sábado, com uma carga horária grande. Canto muitas músicas e estou em cena praticamente o tempo todo, então precisei preparar a musculatura para aguentar o ritmo”, explica.
O ator também trabalhou a voz falada, o sotaque e o ritmo da fala do alagoano. Mineiro de Divinópolis e morando no Rio de Janeiro (RJ) há 12 anos, Raphael precisou adaptar sua dicção e entonação para chegar à sonoridade nordestina sem cair em caricaturas. “Fui a Maceió, observei o lugar, o jeito de falar, como as palavras são comidas. É diferente, e eu tinha uma preocupação grande com esse sotaque. Queria que fosse autêntico, com respeito, e não uma versão genérica do Nordeste”, diz.
Além da voz e do sotaque, o ator mergulhou na musicalidade de Djavan, a quem atribui o título de “um dos maiores hitmakers do Brasil”. Raphael revisitou discos, assistiu a apresentações antigas e analisou arranjos vocais de diferentes fases da carreira do cantor.
5 imagens


Fechar modal.
1 de 5Djavan - O Musical: Vidas Pra Contar
Divulgação
2 de 5Raphael Elias foi escolhido entre 250 atores para viver o cantor nos palcos
Divulgação
3 de 5Gal Costa, Caetano e Maria Bethania também são interpretados na peça
Divulgação
4 de 5Família de Djavan no musical
Divulgação
5 de 5Raphael Elias como Djavan
DivulgaçãoUma coisa que chamou atenção dos fãs do cantor foi a semelhança de Raphael com ele. Porém, o ator garantiu que muito dessa semelhança vem, na verdade, da caracterização e do estudo da obra que fez do cantor, além de sua facilidade para imitar timbres desde pequeno.
Um dos momentos mais marcantes da jornada para Raphael foi o primeiro encontro com o próprio Djavan, que assistiu ao ensaio geral do espetáculo.
“A primeira vez que falei com ele foi nesse dia. Ele assistiu à peça do início ao fim, com tudo montado. Eu estava tentando manter a tranquilidade, focado no meu trabalho. Quando terminou, ele elogiou muito o espetáculo, disse que estava lindo e nos deu um abraço. Foi como uma bênção para todos nós”, relembra.
Fora do musical, Raphael continua envolvido com outros projetos do coletivo Complexo Negra Palavra, do qual é integrante. Ele atua, dirige e assina figurinos e direção de arte em produções que misturam teatro, poesia e comédia e passeiam entre o Rio e São Paulo.
Serviço
Djavan – O Musical: Vidas Pra Contar
No Teatro Unip, na 913 Sul. Sexta-feira (31/10) às 20h; sábado (1º/11) às 16h e 20h e domingo (2/11), às 15h e às 19h. Os ingressos podem ser comprados aqui. Classificação indicativa: 16 anos.
Source link
https://jornalismodigitaldf.com.br/ator-que-vive-djavan-em-musical-revela-detalhes-da-preparacao/?fsp_sid=222065